Patti McGee: Primeira Mulher Skatista Profissional

Patti McGee

Se você é adepto do skate, certamente, a exemplo de outros esportes, deve ter alguém que lhe inspire. Um vizinho, um amigo, um irmão, bem como algum skatista de renome ou não.

Patti McGee

Patti McGee capa da revista LIFE


Na minha época de moleque, ficava ansioso esperando o momento de um programa que virou ícone de toda geração 80, o Grito da Rua. Verdadeira escola do skate, foi meu referencial de manobras, inspirações do skate e música, principalmente da vertente punk. Foi ali que eu vi o skatista Beto Or Die, por exemplo.

Capa Skateboarder Magazine

Naquele tempo, não tinha internet, as informações eram escassas, e acredite, andar de skate era um ato até mesmo subversivo, ao menos em um determinado período em São Paulo. Mas esse lance da PROIBIÇÃO DE ANDAR DE SKATE EM SP é assunto para uma próxima oportunidade, ok?

Quebrando barreiras

Hoje eu quero falar sobre uma mina que merece reverências sempre que falarmos sobre o carrinho, este esporte que agrega em si, vastas camadas de cultura, abrangendo desde estilo de vida, de vestuário, bem como gêneros e subgêneros musicais, e sobretudo, atitude.


E não há como falar de atitude, sem citarmos esta garota: Patti McGee. Para se ter uma rápida ideia da importância de Patti, para quem não sabe, ela foi a primeira mulher a se tornar skatista profissional, numa época em que o machismo, que nos dias de hoje mostra-se ainda intenso, provavelmente era ainda mais contundente.



Nascida em 23 de agosto de 1945, na Califórnia, McGee foi campeã americana de skate aos 19 anos, em 1965. Em 2010 ela foi a primeira mulher a figurar no “Skateboard Hall of Fame”, da “International Association of Skateboard Companies” (IASC), eternizando de vez seu nome na história do esporte.


Confira alguns vídeos clássicos de Patti, além de uma seleção das não menos clássicas imagens das revistas Life e Skateboarder.Enjoy!

LINKS:

Facebook Patti McGee

Grito da Rua Beto Or Die

Projeto Semema

Portal O Skate 

WikiPédia 


Publicidade

Dê um clique na publicidade acima ou não utilize o adblock no site da rpa.

Professor, redator, entusiasta da vida, skate, punkrock, Tarantino e Rocky Balboa. Positive Mental Atitude e cafeína.

Publicidade

Dê um clique na publicidade acima ou não utilize o adblock no site da rpa.


Rodapé