5 canções sobre a cidade de Fortaleza

5 canções sobre a cidade de Fortaleza

No aniversário da cidade de Fortaleza, que tal ouvir 5 canções sobre a capital do Ceará?

 

Aniversário ou não, acredito que seja sempre bom ver a arte recriar atmosferas reais e bem a ideia sobre a lista me ocorreu há algumas semanas, antes mesmo de eu perceber que o aniversário da cidade estava chegando.

Ah, não vale esperar os clássicos de Fagner nessa lista de 5 canções sobre a cidade de Fortaleza porque o que irá rolar são artistas em sua maioria do cenário independente e saiba também que encontrará versos de amor e ainda de descontentamento porque Fortaleza é enorme e abraça os mais diversos tipos de pessoas e realidades. Vai do calçadão da Beira mar, passando por ares de interior com gente na calçada até tarde da noite e ainda se veste de cidade grande de arranha-céus para onde todos vão pelas manhãs, mas enfim: que comecem os jogos!

 

5 canções sobre a cidade de Fortaleza

 

Soulzen – Terra da Luz

 

Depois de oito anos de existência a banda Soulzen recentemente encerrou suas atividades, mas ainda é fácil localizar o material e ouvir o som alternativo com elementos do rock, reggae, ska, dub, ragga muffin e rap que a banda produziu, fácil também é se encantar pela música que coloca Soulzen nessa lista. A canção Terra da Luz traz uma homenagem com pinceladas passionais, mas que não deixa de fazer uma crítica válida a falta de oportunidade para juventude que se amontoa em praças e até mesmo uma critica a cidade que se importa muito com o turista e deixa de lado seus moradores. Canção bonita a mesma medida que realista!

“Cidade de Fortaleza, 38 graus, a ‘quintura’ castiga nos ‘coro’. Não perco minha reza, levanto depressa e o mormaço acompanha de novo. Pra refrescar as ideias só banho de mar nas águas de Iracema, uma caminhada na areia da praia do espigão até a ponte velha.”

 

Cid e o Asteroide – Aldeota

 

Eu não conhecia o trabalho do Cid Carvalho – obrigada ao amigo Rodrigo Guerreiro, baterista da banda Soma por me apresentar – e que trabalho! Ele passou pelas bandas Carcará, Monophone e Rocca Vegas e atualmente se aventura num projeto solo. A canção Aldeota não está no álbum de trabalho dele, mas nossa, merece estar no próximo porque mapear a cidade por meio de poesia ao som de um violão é sempre muito bonito de se ouvir. Para conferir mais do som dele e até baixar gratuitamente seu primeiro disco, só vir no site oficial aqui.

“Eu tomo banho de mar, eu tomo banho de mar, depois eu volto na Leste Oeste engarrafada não vai me parar. Terra do sol e fumaça. Lupa de camelô, cordão de lata e da ponte da Barra ninguém vai me barrar, terra do sol e fumaça.”

Cidadão Instigado – Fortaleza

 

Se tem uma banda dessa lista que fez uma carta de amor à essa cidade, podemos dizer que é Cidadão Instigado com a composição Fortaleza. A banda que soma mais de vinte anos de carreira e que traz na sonoridade o encontro entre a música nordestina e o rock dos anos 70 lançou em 2015 o álbum Fortaleza e nos brindou com a canção encharcada de saudade que menciona com carinho o bairro da Varjota, o Meireles e a P.I. (Praia de Iracema para quem não é das áreas rs). Agora,  olha que maravilha o versos que abrem a canção:

Fortaleza eu te conheço
Desde o dia em que eu nasci
Foi-se o tempo de criança e tudo que eu aprendi
Tão profunda é tua história
Que eu me refiro a ti
Como quem perdeu a hora simplesmente por não ir.

 

 

Selvagens à procura de lei – Massarada

 

A banda Selvagens à procura de lei em atividade desde 2009 percorre o país cantando sobre a cidade e faz seu nome no Rock nacional sempre chamando atenção pelas composições e excelente produção, mas o que vamos destacar aqui é a canção Massarara que faz parte do 1º álbum lançado por eles. Massarada traz um enrredo forte pertinente pela alusão a desigualdade social que se aglomera em certos pontos da cidade e mesmo que fale sobre uma realidade indigesta ainda consegue se abrandar em versos feitos para caber um convite para dançarmos onde é proibido.

Meninos de rua, cidade 2000:
Somos a praia do futuro do Brasil

 

 

Malditos Remanis – Proibido Neste Local

 

Sem dúvidas, a música mais subversiva aqui tinha que vir da única banda punk na lista. Malditos Remanis foi formada em 2009 e hoje manda canções que são cantadas em coro pelo publico nos festivais de música independente de Fortaleza. A canção aqui nomeia o 1ª álbum deles, “Proibido Neste Local”. Em menos de 2 minutos de duração o que vemos é uma cidade sem lei e suja onde moradores tem que deixar explicito para não colocarem lixo perto de suas casas devido a falta de educação dos demais. Para quem mora em periferia sabe que essa é uma prática bastante comum.

Praças cagadas e restos de animais
Entulhos largados fedendo nos quintais
Não jogue lixo aqui! Proibido nesse local!
Eu acho que onde eu moro é o cu da capital!

É isso, espero que tenham curtido conhecer esses sons tanto quanto eu curti escrever. =)

 


A lista das 5 canções sobre a cidade de Fortaleza não foi o bastante? Se você conhece mais artistas que homenagearam a cidade ou bairros nos ajude deixando nos coments, vai que rola uma parte II.

Abraço e até a próxima! \,,/

 

 


Publicidade

Dê um clique na publicidade acima ou não utilize o adblock no site da rpa.

Garota do Rock, estudante de Administração e uma bairrista apaixonada pelo seu Bom Jardim das artes. Uma riot girl com horror a rótulos, conforme demostra desde 2013 no blog Feriados de Mim. Escreve para explorar questões humanas e para não desaparecer.

Publicidade

Dê um clique na publicidade acima ou não utilize o adblock no site da rpa.


Rodapé